O Museu Municipal de Mondim de Basto (MMMB) é uma instituição museológica de natureza generalista e abrangência concelhia. Tem como objectivo fundamental constituir-se como repositório do património e da memória histórico-cultural do Município de Mondim de Basto, extraindo, dos testemunhos que reúne, uma visão global do território e do homem através dos tempos. Para a sua prossecução, consideram-se elementos essenciais: o estudo, a conservação e divulgação da cultura material e imaterial da região.

O MMMB está situado na Tapada do Monte Ladário, antiga propriedade da Casa da Igreja, próximo do Santuário da Sra. da Piedade, freguesia de Mondim de Basto, sede do Município. Em termos físicos, o núcleo sede do Museu é composto por um conjunto de três edifícios construídos entre finais dos anos 40 e inícios de 50 do séc. XX.

O lagar de azeite conhecido por “Azenha da Casa da Igreja” terá sido o primeiro edifício a ser construído.

O segundo, destinado à produção de vinho, foi edificado uns anos mais tarde; tinha no seu interior todos os utensílios necessários a esta actividade destacando-se cinco lagares construídos em granito proveniente do Monte Farinha, Sra. da Graça, dos quais apenas resta um embora incompleto.

O terceiro edifício foi construído para acolher um alambique. Neste, após efectuar-se as lagaradas do vinho, aproveitava-se o bagaço das uvas para produzir álcool vínico, mais conhecido por aguardente ou bagaço. Deste alambique apenas restam, o edifício e alguns tijolos do forno.

Acervo do Museu:

Geologia: rochas, minerais, fósseis;

Arqueologia: artefactos provenientes do Castro do Crastoeiro;

Arqueologia industrial: lagar/fábrica de azeite “Azenha Casa da Igreja”;

Etnografia: vestuário tradicional e alfaias agrícolas.



View the embedded image gallery online at:
http://museu.mondimdebasto.pt/index.php/o-museu#sigProIda2d869ac5c

LIGAÇÕES

CMMB

BMMB

ZCM