O Museu Municipal de Mondim de Basto (MMMB) é uma instituição museológica de natureza generalista e abrangência concelhia. Tem como objectivo fundamental constituir-se como repositório do património e da memória histórico-cultural do Município de Mondim de Basto, extraindo, dos testemunhos que reúne, uma visão global do território e do homem através dos tempos. Para a sua prossecução, consideram-se elementos essenciais: o estudo, a conservação e divulgação da cultura material e imaterial da região.
O MMMB está situado na Tapada da Telha junto ao Monte Ladário próximo do Santuário da Sra. da Piedade, freguesia de Mondim de Basto. Em termos físicos a sede do Museu é constituida por três edifícios construídos em finais dos anos 40 e inícios de 50 do séc. XX.
O primeiro edifício a ser construído inclui no seu interior um lagar de azeite conhecido por “Azenha da Casa da Igreja”.
O segundo, destinado à produção de vinho, foi edificado uns anos mais tarde com todos os utensílios necessários a esta actividade incluindo cinco lagares construídos em granito proveniente do Monte Farinha dos quais apenas resta um incompleto.
O terceiro edifício foi construído para acolher um alambique para produzir álcool vínico, conhecido por aguardente ou bagaço.
Acervo do Museu:
Geologia: Rochas, Minerais, Fósseis;
Arqueologia: Artefactos provenientes do Castro do Crastoeiro;
Arqueologia industrial: Lagar/fábrica de azeite “Azenha Casa da Igreja”;
Etnografia: Vestuário tradicional e alfaias agrícolas.
Áreas e Espaços Físicos
Planta do Edifício
(Clique na imagem para ampliar)
Espaço Público
1º Edifício – Atendimento, exposição de rochas, minerais, fósseis, e arqueologia.
2º Edifício – Lagar/fábrica de azeite “Azenha Casa da Igreja”; Alfaias Agrícolas; Associações Culturais e Recreativas locais.
3º Edifício – Futuros Serviços Educativos